A Banda
O trabalho do cantor e compositor WAL HEI teve início em 1990, com a decisão da família em prestar uma homenagem a sua bisavó Otilia, que viveu no sul da Bahia no início do século XX, tendo suas raízes procedentes de uma tribo de ciganos Calons da Espanha. Este evento aconteceu nas dependências do Ideal Esporte Clube de Olinda, reunindo toda à família.
Após este evento foram constantes os convites solicitando a participação do grupo em festas, chás e rituais ciganos, compartilhando com "nossos irmãos", a alegria dessas canções. Desde 1990, tornou-se marcante a influência dos ritmos flamencos nas músicas de Wal Hei.
Diante da força da sua ancestralidade cigana, surge nesta geração um retorno as origens. A família descendente de uma tribo de ciganos Calons, provenientes da Espanha, resgata a sua musicalidade, retomando sua cultura e o modo de viver de um povo que nunca temeu os reveses da vida. Enfrentando e vencendo todas as dificuldades, criando novas oportunidades na busca de liberdade, alegria e amor. Em suas canções, Wal Hei e Seus Irmãos, trazem para você um raro momento de descontração, com a apresentação de músicas inéditas que retratam a cultura, as paixões, as alegrias e as danças do povo cigano.
Festa de ciganos é o nome do Show oferecido pelo grupo, compreendendo 1h40 de músicas, acompanhadas das danças e coreografias próprias deste trabalho. O grupo apresenta músicas inéditas cantadas em português que retratam as alegrias e paixões do povo cigano e sua cultura milenar. Em seu primeiro CD: Cigano - Minha Sina é Mudar, reune diversos rítmos de forte influência na trajetória dos ciganos pelo mundo.Contudo, sem fugir as origens, as músicas recebem um tempero especial do estilo flamennco que é próprio da Espanha. Dentre as belíssimas e vibrantes canções deste CD, destaca-se a canção dedicada a padroeira dos ciganos, Santa Sara Kally marcando assim a grande devoção do grupo.
Integrantes
Wal Hei
Voz, violão e violino
Walter
Voz e panderola
Eberth Romaneli
Violão solo
Jorge Yago
Bateria
Daniel Sharon
Baixo
Leo Vieira
Violão solo
Wal Hei e Seus Irmãos
Beatriz Vieira
Voz e castanhola